Breve História da Internet

O primeiro experimento conhecido de conexão de computadores em rede foi feito em 1965, nos estados unidos, por obra de dois cientistas:Lawrence Roberts

external image larry6.gif
Imagem obtida de:
http://www.ziplink.net/users/lroberts/larry6.gife

Thomas Merril(cuja a imagem nao se encontra disponivel).

A experiência foi realizada por meio de uma linha telefónica marcada de baixa velocidade, fazendo a conexão entre dois centros de pesquisa em Massachusetts e na Califórnia, dando início ao que hoje é a Internet – mãe de todas as redes.
Leonard Kleinrock, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), publicou o primeiro trabalho sobre a teoria de trocas de pacotes em julho de 1961 e o primeiro livro sobre o assunto em 1964, e assim alguns marcos importantes para a evolução das redes locais de computadores ocorreram nos anos 70. Até à década anterior os computadores eram máquinas gigantescas que processavam informações por meio da leitura de cartões ou fitas magnéticas e no final dos anos 60 ocorreram os primeiros avanços que resultaram nos sistemas multiusuários de tempo compartilhado.
A ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network) funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maior fenômeno midiático do século 20', único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas.
Em 29 de Outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro E-mail da história.O texto desse primeiro e-mail seria "LOGIN", conforme desejava o Professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), mas o computador no Stanford Research Institute, que recebia a mensagem, parou de funcionar após receber a letra "O".
Não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respectivas universidades, estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET. Com isso, a ARPANET começou a ter dificuldades em administrar todo este sistema, devido ao grande e crescente número de localidades universitárias contidas nela.
Promovido ao topo do serviço de processamento de informação na DARPA, Robert Taylor pretendia realizar as ideias de Licklider de sistemas de rede interconectado. Com Larry Roberts do MIT, ele começou o projeto para a construção da rede em questão. A primeira conexão ARPNET foi estabelecida entre a Universidade da California em Los Angeles e o Instituto de Pesquisa de Stanford as 22h30 do dia 29 de outubro de 1969.
Em 5 de dezembro de 1969, uma rede de 4 nós foi conectada pela adição da Universidade de Utah e a Universidade da California,Santa Barbara. Baseado em ideias desenvolvidas no ALOHAnet, o ARPANET evoluiu rapidamente. Em 1981, o numero de hospedeiros cresceu para 213, com um novo hospedeiro sendo adicionado aproximadamente de 20 em 20 dias.
ARPANET se tornou o núcleo técnico do que poderia se tornar a Internet, e uma ferramenta primária no desenvolvimento de tecnologias utilizadas na época. O desenvolvimento da ARPANET foi centrado em torno de processos RFC ( Request for Comments),ainda usado atualmente para ofertar e distribuir Protocolos de Internet e sistemas.
A rede de troca de pacotes CYCLADES foi uma rede de pesquisa francesa feita e dirigida por Louis Pozin. Demonstrada pela primeira vez em 1973, foi desenvolvida para explorar alternativas para o design ARPANET inicial e para dar suporte a pesquisas de rede em geral. Foi a primeira rede a fazer dos hospedeiros responsáveis pelo transporte confiável de dados, ao invés da própria rede, usando datagramas não-confiáveis e mecanismos de protocolo fim-a-fim associados.
Ao longo dos anos 80, o ritmo de crescimento da Internet foi-se acelerando, tornando necessária a existência e funcionamento de estruturas de coordenação e cooperação entre o cada vez maior número de redes e operadores que a integravam. Assim, logo em 1983, foi criado o Internet Activities Board (IAB, agora designado Internet Architecture Board), dentro do qual se criariam, em 1989, o Internet Engineering Task Force (IETF) e o Internet Research Task Force (IRTF). Na década de 80 são ainda de destacar a criação da EUnet (European UNIX Network) em 1982, da EARN (European Academic and Research Network) em 1983 e da NSFNET (rede académica americana, responsável pela expansão das ligações das universidades à Internet) em 1986.
No final da década de 80 (1989) a Internet ultrapassava já os 100000 hosts (máquinas com ligação directa à Internet). Mas é nesta primeira metade da década de 90 que, com o desenvolvimento de novos serviços mais amigáveis e eficientes (como o Gopher e o WWW), se regista o verdadeiro boom da Internet. No início de 1996 a Internet devia contar com cerca de 9 500 000 de hosts e mais de 30 milhões de utilizadores (39 milhões de utilizadores de correio electrónico e 26 milhões de utilizadores do conjunto de serviços Internet, segundo o Third MIDS Internet Demographic Survey, de Outubro de 1995).
No início dos anos 90 contabilizavam-se cerca de 20 milhões de pessoas " ligadas " à internet, num crescimento à razão de 1000.000 novos utilizadores mês!
Actualmente, a internet é a rede das redes, em que dezenas de milhares de computadores comunicam uns com os outros através de uma linguagem comum. E para os utilizadores da internet conhecem sobejamente as suas vantagens nomeadamente, a comunicação, a partilha de dados e ainda a partilha de recursos.
A Internet surgiu nos Estados Unidos da América, no clima da guerra fria. O objectivo era desenvolver um sistema de troca de informações entre computadores de forma a que fosse sempre possível receber a informação, mesmo que um dos computadores da rede fosse desligado ou destruído, ou que uma das ligações entre computadores fosse interrompida. Os objectivos eram unicamente militares na época e durante um período de tempo esta forma de ligação entre computadores era exclusiva das forças militares americana.




veja estes links:

http://eeducandu.blogspot.com/2010/07/uma-pequena-historia-da-internet.html
http://www.youtube.com/watch?v=B0VY3jI1D9Y